domingo, 2 de outubro de 2011

Tecnologia


Cinema e Teatro
Imagem, Tecnologia e Percepção no Contexto Contemporâneo
 Fonte :Maria Helena B. V. da Costa

As diversas manifestações artísticas contemporâneas não buscam o novo e o original como na
época do modernismo, mas têm adquirido um olhar retrospectivo que intuitivamente parece
interferir e, portanto, produzir resultados cujo valor não está essencialmente na novidade das
formas, mas na elaboração de sistemas visuais significativos criados a partir da conjunção de
diferentes formatos de imagens. Como resultado, surgem na contemporaneidade novas
estruturas artísticas que têm como característica comum o uso, a disposição e a articulação
livre de uma infinidade de imagens que possibilitem diversas alternativas e transcendências da
arte de maneira geral.

O mundo tecnológico, computacional e digital nasceu e vem se desenvolvendo de forma
frenética no âmbito das formações políticas e socioeconômicas do capitalismo globalizado,
que por sua vez tem relação com a turbulência sócio-cultural do nosso tempo resultante dos
conflitos econômicos, étnicos, religiosos, do ressurgimento do nacionalismo, etc., que
compartilham do mundo do consumo gerenciado por estratégias de marketing, e determinado
pela cultura da publicidade.

No período contemporâneo, a tecnologia e os meios de comunicação são os verdadeiros
veículos da função cultural se infiltrando na realidade concreta através da rotina diária
colonizando-a e produzindo “híbridos”, formas altamente tecnológica de todos os tipos –
instalações, performances, arte computacional, etc.


Para onde estamos caminhando no ensino?

Uma das áreas prioritárias de investimento é a implantação de tecnologias
telemáticas de alta velocidade, para conectar alunos, professores e a
administração. O objetivo é ter cada classe conectada à Internet .e cada aluno com
um notebook. Começam a investir significativamente no mercado ainda pouco
explorado da educação a distância, da educação contínua, principalmente dos
cursos de curta duração.
Nosso desafio maior é caminhar para um ensino e uma educação de
qualidade, que integre todas as dimensões do ser humano. Para isso precisamos de
pessoas que façam essa integração em si mesmas no que concerne aos aspectos
sensorial, intelectual, emocional, ético e tecnológico, que transitem de forma fácil
entre o pessoal e o social, que expressem nas suas palavras e ações que estão
sempre evoluindo, mudando, avançando.

Fonte: Novas tecnologias e mediação pedagógica -Texto –Plataforma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário